- Início
- Comunicação
- Notícias CIM-TTM
- Grande Rota do Douro em Debate em Miranda do Douro
Grande Rota do Douro em Debate em Miranda do Douro
É já amanhã, 26 de junho, que instituições portuguesas e espanholas se reúnem em Miranda do Douro numa jornada de trabalho dedicada ao Douro e à sua valorização. Em foco vão estar os recursos naturais e patrimonias deste território transfronteiriço, enquanto factores de desenvolvimento sustentável. A ideia passa por identificar novas Rotas no Douro, tendo como ponto de partida a grande Rota já existente (GR4). Por outro lado, pretende-se contribuir para a promoção de uma articulação mais eficaz com as Rotas já existentes.
A sessão decorre no Pavilhão Multiusos de Miranda do Douro, das 12h00 às 15h30, estando previstas varias palestras e mesas redondas. Antes do início dos trabalhos, por volta das 11h00, está agendada uma visita ao centro histórico de Miranda do Douro.
Esta jornada, organizada pela Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), pretende asumir-se como momento de reflexão e partilha, fomentando a participação ativa de instituições e empresas que operam nesta área e surge no ámbito do projeto OET Durius que tem como principal objetivo criar um Observatório Ecológico Transfronteiriço em torno do Douro.
A iniciativa insere-se no programa europeu Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027, e para além da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes (CIM-TTM) envolve a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) e a Palombar - Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural. O projeto conta também, do lado espanhol, com a participação da AIMRD, da Fundação Santa Maria la Real, do cluster Hábitat Eficiente AEICE, do vice-reitorado de investigação e transferência da Universidade de Salamanca e da Câmara Municipal de Zamora.